Não precisamos de muito esforço para perceber que a realidade educacional da arte ainda está longe de ser satisfatória e capaz de atingir seus verdadeiros objetivos, mais especificamente no que se refere à escola pública.Ela traduz uma distância existente entre intenção e gesto na política educacional brasileira, faltam professores formados na área, não se prepara ou atualiza os educadores existentes, nem lhes oferece as condições mínimas necessárias para o desenvolvimento das aulas.
Além disto a escola vem sendo pressionada a exercer uma tarefa que não era sua, pertencia a família, deixando a verdadeira tarefa educacional de lado, distanciando-a assim de seu verdadeiro objetivo. Carregados de compromisso e comprometimento, parte dos professores relutam conscientes a esta realidade, porém, outros cada vez mais, assumem posturas que competem à família exercer, assim sobrecarregando-se deixando de cumprir com a verdadeira especificidade da escola.
O ensino de arte exige muitas especificidades que são desconhecidas, pelos profissionais de outras áreas deixando de considera-la em sua amplitude, visto que o valor pedagógico com relação a expressão artística vai além do experimentar, do fazer, do produzir, mas apresenta-se como um processo de articulação da experiência, de significação da relação do indivíduo com o meio e consigo mesmo, além de desenvolver a imaginação criadora permite conceber situações novas, idéias e articular os sentimentos em imagens, textos, música, dança e movimento. A arte é um conhecimento que permite aproximar indivíduos, culturas diferentes, é uma expressão universal e ao mesmo tempo pessoal, uma criação única, inserida num contexto cultural e histórico.
Como podemos perceber precisamos de um maior comprometimento coletivo para que o ensino da arte atinja os seus objetivos tão essências, à medida que reconhecemos a capacidade do ensino da arte de possibilitar vivencias sensibilizadoras, capazes de tornar os educandos seres mais cientes de seus sentimentos e emoções, auxiliando-o na leitura do mundo, ajudando-o a compreende-lo melhor e a sua história.
A escola apresenta uma proposta pedagógica comprometida com a transformação social.Ela se orienta nos princípios da educação libertadora, onde o aluno é sujeito do processo ensino-aprendizagem. Visando desta forma, ajuda-los a se apropriarem, criarem, construírem conhecimento através do seu contexto atual, posicionando-se politicamente de maneira crítica e responsável, respeitando as características e diferenças inerentes ao ser humano.
É ainda objetivo da escola oportunizar ao aluno atividades em que ele seja capaz de participar efetivamente da construção do saber, buscando interagir de forma consciente no processo educativo, tendo uma postura crítica, criativa e inovadora que possa garantir a transformação da sociedade.
O componente curricular Arte está compreendido na área de Comunicação e Expressão, mais especificamente como Artes no Ensino Fundamental e Arte, no Ensino Médio.
Proporcionar ao educando a compreensão e a utilização das diferentes linguagens como meio de organização cognitiva da sua realidade através da constituição de significados, expressão, comunicação e informação são também metas compreendidas na área de Comunicação e Expressão.
Quanto à proposta específica do ensino de arte na escola , o plano de estudos a compreende no formato de objetivos gerais, e as ementas podem ser conferidas em anexo no portfólio.
Através das observações feitas em sala de aula, foi possível analisar a forma como a educadora desenvolve a proposta de ensino, qual sua metodologia e a forma como os alunos respondem para a construção do seu conhecimento.
Superando limites sócio-econômicos, e de valores, devido ao fato de alguns educandos e até pais, não reconhecerem a disciplina como importante, deixando de levar sequer o mínimo do material solicitado para as aulas (caderno de desenho, lápis 6B, tesoura, régua, lápis de cor) a educadora procura transmitir, nas aulas de artes, noções de geometria, algumas técnicas de desenho, recorte, colagens, além de trabalhos voltados as datas comemorativas, técnicas de artesanato, música, dramatizações e um pouco de história da arte, embora sem relacionar com as atividades práticas.
Como podemos perceber, a escola, assim como os professores estão abertos a novas propostas de trabalho e sugestões que visem um melhor rendimento dos educandos, além de experiências que oportunizem a construção do conhecimento, o que contribuiu de forma relevante na hora do planejamento de estágio a medida que não foram colocados empecilhos por parte da instituição, direção ou corpo docente. É claro que não se pode deixar de considerar os limites econômicos das instituições públicas, como no caso, escola estadual, bem como da grande maioria de sua clientela. Durante o planejamento foi muito importante considerar estes aspectos para que não houvesse frustrações e para que os educandos pudessem também perceber as possibilidades de se trabalhar com materiais de baixo custo que estão ao nosso alcance, além ainda de quando possível substituir recursos sem prejudicar o rendimento das aulas, como veremos no relatório mais adiante.
Outro aspecto consideravelmente negativo é a pequena oferta de materiais relacionados às artes visuais além da falta de espaços no município dedicados a arte ou mesmo a cultura local.Mas graças proliferação das novas tecnologias a escola disponibiliza de um laboratório de informática no qual pode-se contar na hora das pesquisas, observações, sistematizações, veiculação e socialização dos trabalhos desenvolvidos.
Dentro dos princípios da escola, no seu fazer pedagógico, a educação é voltada para a formação de sujeitos críticos, capaz de transformar a sua realidade tornando-a mais justa, democrática, humanística. Dando ao educando a oportunidade de construir o seu conhecimento considerando o contexto histórico e cultural onde está inserido além de valorizar e interagir com diferentes culturas e saberes.
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