sábado

2.4 Relações com a comunidade educativa e relações interpessoais

A relação com a comunidade educativa foi excelente, sendo um ponto positivo do estágio, o estudo dos documentos da escola foi fundamental para a realização da análise das propostas da escola o que teve intenso apoio da supervisão escolar, só assim pode-se tirar conclusões, relacionando a teoria proposta pela escola com a prática desenvolvida.
Vivemos num mundo que exige cada vez a capacidade de extrair do caos forças geradoras de interrogações que apelam a investigações visuais capazes de enfrentar o desencanto e a anestesia promovidos pela correria do dia-a-dia contemporâneo e por uma estreita visão do futuro.
Nesse sentido a proposta de trabalho apresentada intitulada “A arte Contemporânea” proporcionou através das atividades propostas e integralmente relacionadas ao tema a idéia de integração, bem como interação dos espectadores, no caso da turma de Ensino Fundamental, mais especificamente a comunidade escolar, no caso da turma de Ensino Médio portanto pode-se se ampliar estas relações a medida em que pode-se realizar intervenções artísticas na praça pública localizada no centro da cidade realizando com propostas artísticas em uma releitura de um dos trabalhos propostos pelo grupo GIA ( Balo
Foi possível observar durante a execução de um dos trabalhos (painel) pela turma da 3ª série do ensino fundamental, o interesse das demais turmas das séries iniciais que foram instigadas espontaneamente e logo convidadas juntamente com seus professores a dar seqüência ao trabalho que vinha sendo desenvolvido durante o estágio, o que foi bastante gratificante e motivador, provando assim a capacidade sensibilizadora da arte.
A partir daí deu-se início ao desenvolvimento de um grande projeto envolvendo principalmente as séries iniciais do ensino fundamental, professores dispostos a integrar mais integral e efetivamente a arte em seus currículos, reconhecendo ainda a sua importância e a capacidade de desenvolver em seus alunos habilidades que muitas vezes são deixadas de lado.
Nos foram proporcionados pequenos encontros que possibilitaram a integração, exposição da proposta de estágio, troca e indicação de materiais, apresentação da metodologia, visto que nenhum dos demais professores envolvidos tem formação na área de arte.
Entender a arte em sua capacidade de despertar, integrar, instigar e encantar a medida em que possibilita a produção de significação coletiva partindo de singularidades.
Quanto as atividades desenvolvidas pelo Ensino Médio, a medida que interferimos no espaço da escola a reação de estranheza, desconfiança, foi capaz de criar sensações, situações capazes de desconcertar a comunidade escolar fazendo com que quisessem saber mais sobre a arte e sua manifestações contemporâneas.
A experiência com a arte é capaz de reacender a chama do encantamento e a medida em que proporcionamos os questionamentos através de experiências artísticas visuais já estamos permitindo uma significativa interação com a arte contemporânea.

Nenhum comentário: