Ao participar das observações das aulas do Ensino Médio e do Ensino Fundamental, pude perceber que os alunos até o momento não tinham experiências com algumas ou a maioria das linguagens artísticas. Não tinham conhecimento sobre o que era leitura e releitura de obra. Portanto, combinei com as professoras que iria trabalhar com eles no primeiro momento o conceito de leitura e releitura além do que havia programado para esta primeira aula, que foram além da dinâmica de apresentações habituais e a discussão dos planos do estagio, conversar a discussão sobre os conceitos de “o que é arte, para que estudar arte, o que é leitura de imagem, releitura. Análise da arte como registro histórico e como produto cultural. ”
A retomada de conceitos relacionados a arte, bem como o próprio conceito de arte foi imprescindível em ambos os casos, ensino fundamental e médio, tento em vista uma idéia pré- estabelecida em relação ao componente curricular por parte dos alunos, que normalmente não condiz as novas propostas de ensino da arte ou sequer contemplam a arte contemporânea e suas diversas linguagens consideravelmente mais próximas a realidade dos alunos.
No que diz respeito ao ensino da arte precisamos reconhecer que o contato direto com imagens, reproduções, impressas ou digitais é imprescindível para o seu ensino, a falta ou carência destes materiais pode em muito comprometer o desenvolvimento das aulas. Nas escolas públicas é comum nos depararmos com esta realidade, uma saída eficiente para este contratempo, se assim podemos chamar, foi a criação de blogs, posto que a maioria das escolas públicas já disponibiliza de laboratórios de informática com acesso a internet, onde os conteúdos, textos, referências, vídeos, imagens, entre outros, puderam ser veiculados com significativa eficiência. Devemos considerando ainda que o blog nos serviu também como portfólio pois os alunos produziram seus próprios blogs que foi construído durante o desenvolvimento dos projetos proporcionando reflexões, avaliação, motivação, reconhecimento, valorização do trabalho desenvolvido, interesse pela arte contemporânea em especial a arte urbana, bem como o reconhecimento da importância da própria disciplina- Arte.
Os projetos desenvolvidos tiveram como tema central a inserção da arte contemporânea no ambiente escolar percorrendo um percurso que teve como ponto se partida o Modernismo Brasileiro.
A partir destas reflexões e pesquisas foram abundantes as idéias e propostas apresentadas pelos alunos, agora mais seguros para expor seus desejos, idéias e sentimentos certos de que não estavam sozinhos e de que a arte contemporânea pode está presente no dia a dia deles.
O portfólio teve sua execução prazerosa e espontânea e seu processo teve um caráter extremamente seletivo, avaliativo e reflexivo para os educandos, momentos em que puderam rever e reorganizar seu pensamento.
Durante a leitura de imagens, contando com muita ludicidade os educandos em sua maioria surpreendeu, pela grande capacidade de percepção e riqueza na descrição de detalhes muitas vezes imperceptíveis aos adultos, pois esta sensível e fundamental capacidade de ver, fruir e sensibilizarmos, que pulsa fortemente nas crianças.
É fundamental comentar também sobre a produção coletiva das intervenções realizadas na cidade de Irai releitura das intervenções dos grupos GIA e PORO que a medida que dialogavam entre si, contavam histórias e interferiram no espaço instigando, inspirando e aguçando a curiosidade de boa parte da comunidade. A preocupação da turma com o resultado final das intervenções foi bastante considerável assim como a proporção e escolha do espaço adequado para a intervenção.
Seria lamentável deixar de citar os trabalhos realizadas pelos alunos da quinta série que trabalharam com os períodos do Pontilhismo e Expressionismo ao realizar seus trabalhos a medida que dialogavam entre si, inspirando e aguçando a curiosidade de boa parte da comunidade escolar. A preocupação da turma com a composição cromática foi bastante considerável assim como o tamanho e escolha do espaço adequado para a produção individual, considerando sempre a produção do colega a capacidade de diálogo entre estas figuras, e o mais curioso, a auto crítica após a conclusão do painel em diálogos espontâneos, comentários sobre formas ou cores diferentes que teriam melhores resultados, entre outros.
Durante a atividade os alunos, tiveram grande preocupação com o espaço, plano de fundo, temática, mas de modo geral muito satisfeitos e a cada montagem mais motivados a criarem novas situações.
No que diz respeito ao ensino médio a idéia de portfólio foi logo vista como um problema, algo incômodo, chato e complicado, porém ao chegar a idéia de um blog como Portfólio concluíram que o mesmo não deveria ser um resultado mas sim um processo, precisamos reconhecer que está resistência de certa forma prejudicou um pouco a sua produção, porém logo foi muito gratificante vê-los reconhecer e solicitar que o portfólio fosse contínuo e se estendesse aos demais trimestres.
Inicialmente a idéia de arte contemporânea assustou um pouco os educandos, porém logo se mostraram muito dispostos na elaboração das propostas de intervenção na cidade, realizando uma releitura que misturou as propostas dos grupos GIA, Esqueleto Coletivo e Poro como podemos conferir nos blogs: http://albumdearte.blogspot.com/ e http://agendadeartes.blogspot.com/ , os próprios Portfólio dos alunos. A maioria da turma considerou as intervenção na cidade um verdadeiro sucesso e questionaram logo quando e onde seria a próxima, foi muito gratificante.
No que diz respeito às dificuldades apresentadas pelos educandos, no ensino fundamental, por exemplo, percepção espacial, noções de perspectiva, o pouco contato com elementos artísticos, porém muito bem superadas, é claro respeitando e considerando a maturidade de cada educando, durante as atividades eram realizados atendimentos individuais, discussões no grupo na busca de soluções, exposição, discussão e avaliação coletiva dos trabalhos, muita leitura de imagens.
As crianças em geral, como já foi citado anteriormente são muito espontâneas, autocríticas e sensíveis, assim sendo capaz de rever e reconsiderar suas produções. A arte é inegavelmente uma linguagem universal especialmente no mundo infantil.
Outro aspecto importante a ser considerado foi a excelente capacidade perceptiva de dois alunos especialmente, que carregam consigo uma história não tão feliz no contexto escolar, dificuldades na leitura e escrita, histórico de repetência, obtiveram considerável destaque na área de arte, ao contrário do que se imaginava a sensibilidade visual, interpretativa e imaginativa destes alunos foi surpreendente , o que fez com que auto estima dos mesmos fosse elevada, sentindo-se motivados, instigados, e até mesmo muito dispostos para as produções.
No ensino médio os educandos já construíram toda uma história, produziram idéias, organizaram conceitos ao longo de sua vida escolar, a maior dificuldade encontrada foi a partir dos conceitos e pré-conceitos estabelecidos apresentar esta nova idéia de arte na escola, até então limitada a técnicas de reprodução, decoração, artesanato. Porém a medida em que os educandos se permitem reelaborar seus antigos conceitos o desenvolvimento das aulas torna-se muito gratificante.
Esta reelaboração de conceitos só foi possível através de muita pesquisa, apresentação de materiais, imagens, periódicos, leitura de imagens, visitas em sites e blogs referentes a arte contemporânea, em especial a arte urbana, é inegável a importância da internet como uma ferramenta versátil, eficaz e fascinante aos adolescentes capaz de, em nosso caso aproximar de forma significativa, fazendo-os refletir sobre a capacidade sensibilizadora e inusitada da arte contemporânea em especial.
É preciso admitir que a criação de um blog para a turma, onde foram postados textos, referências, comentários, fotografias, entre outros, foi um recurso muito motivador e instigante para os educandos, que além de facilitar a veiculação, observação e leitura de imagens e obras colocou-os como co-responsáveis na sua produção e resultados.
O conceito de arte se modificou o educador tem um papel fundamental dentro da concepção contemporânea de arte-educação, temos a tarefa fundamental de despertar nos educandos à vontade de aprender, interpretar e aperfeiçoar-se, através especialmente do ensino da arte contemporânea despertar no educando o desejo de decifrar, suscitar o pensamento, criar situações de experiências que provoquem o pensamento, inserindo este novo conceito de beleza da arte contemporânea, a beleza intrínseca, que é suscitada mesmo através do estranho, nojento, feio.
A inserção da Arte contemporânea no Ensino da Arte repercutiu em muitas contribuições e experiências diversificadas, além de desafiar e inquietar a medida que desequilibra, provoca, fazendo com que se queira saber sempre mais, transformando a própria forma de ver, pensar e repensar o a próprio cotidiano.
Os alunos em artes visuais, devem aprender conteúdos relacionados ao fazer,
ao apreciar e ao refletir sobre a arte e sua história baseados na Concepção
Triangular de ensino de arte na relação do fazer, da leitura da obra e da
contextualização. Segundo Barbosa, (2002, p.70):
A Proposta Triangular permite uma interação dinâmica e multidimensional, entre as partes e o todo e vice-versa, do contexto do ensino da Arte, ou seja, entre as disciplinas básicas da área, entre as outras disciplinas, no inter-relacionamento das três ações básicas: ler, fazer e contextualizar e no inter- relacionamento das outras três ações decorrentes: decodificar/codificar, experimentar, informar e refletir.
Como podemos perceber este caminho foi plenamente percorrido durante o desenvolvimento dos estágios, tanto no Ensino Fundamental quanto no Ensino Médio, obtendo-se assim resultados bastante satisfatórios, e no caso do Ensino Médio até mesmo surpreendente, visto que no inicio das aulas os alunos mostravam-se bastante inseguros frente a Arte contemporânea e a final no estágio mostraram-se amplamente envolvidos.
A Arte cumpre importante papel em nossa vida, a medida em que desenvolvemos a capacidade de observar o mundo estamos fazendo muito de arte, posto que esta é essencialmente uma manifestação do homem.
Se até o século XIX a arte servia para ser apreciada; hoje ela é para ser lida e vivida, deixando assim de priorizar a estética do objeto, passando a ter como essência a beleza do sentir . Os signos da arte contemporânea universais e fragmentários, podem nos levar à análise e à síntese, à descoberta de novas possibilidades de ação, a reconhecer o outro como ser sensível, à volta da emoção como emergência natural de expressão.
A Proposta Triangular permite uma interação dinâmica e multidimensional, entre as partes e o todo e vice-versa, do contexto do ensino da Arte, ou seja, entre as disciplinas básicas da área, entre as outras disciplinas, no inter-relacionamento das três ações básicas: ler, fazer e contextualizar e no inter- relacionamento das outras três ações decorrentes: decodificar/codificar, experimentar, informar e refletir.
Como podemos perceber este caminho foi plenamente percorrido durante o desenvolvimento dos estágios, tanto no Ensino Fundamental quanto no Ensino Médio, obtendo-se assim resultados bastante satisfatórios, e no caso do Ensino Médio até mesmo surpreendente, visto que no inicio das aulas os alunos mostravam-se bastante inseguros frente a Arte contemporânea e a final no estágio mostraram-se amplamente envolvidos.
A Arte cumpre importante papel em nossa vida, a medida em que desenvolvemos a capacidade de observar o mundo estamos fazendo muito de arte, posto que esta é essencialmente uma manifestação do homem.
Se até o século XIX a arte servia para ser apreciada; hoje ela é para ser lida e vivida, deixando assim de priorizar a estética do objeto, passando a ter como essência a beleza do sentir . Os signos da arte contemporânea universais e fragmentários, podem nos levar à análise e à síntese, à descoberta de novas possibilidades de ação, a reconhecer o outro como ser sensível, à volta da emoção como emergência natural de expressão.
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