...é preciso que aquele que vê
não seja estranho ao mundo que ele olha.
Nelson Brissac Peixoto
Justifica-se a escolha da referida temática apresentada tendo o intuito de aprofundar estudos sobre a importância da arte-educação de melhor qualidade, no ensino fundamental e médio, pois ela é um campo de atividade, conteúdos e possibilidades de muitos significados, ela também está voltada para as atividades artísticas, desempenhando papel integrador plural e interdisciplinar no processo formal e não-formal da educação.
O referente portfólio discorrerá desde o planejamento inicial, processo de elaboração, além de relatos de execução e resultados dos estágios realizados no Instituto Estadual de Educação Visconde de Taunay, IRAÍ – RS. Desenvolvido no Ensino Fundamental e Médio, solicitados pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÌ, como requisito para a conclusão do Curso de Licenciatura em Artes Visuais.
O estágio partiu de um plano de pesquisa teórico/prática das concepções de ensino adotadas pela Escola, logo foi possível realizar uma análise crítica referente as práticas educativas relacionadas ao ensino da Arte desenvolvidas na escola.
Esta pesquisa foi fundamental para nos colocar a par da realidade em que se encontra o ensino de Arte em nossas escolas, quais as expectativas dos educandos, experiências positivas, bem como as maiores dificuldades e principais frustrações dos educadores. Através desta, foi possível avaliar de uma forma crítica, o desenvolvimento do processo de ensino aprendizagem referente ao componente curricular Arte na referida escola.
Importante salientar que a utilização do portfólio como instrumento pedagógico de avaliação contribuiu bastante tanto para o processo de aprendizagem dos educandos, quanto para uma avaliação real e substancial capaz de medir a eficácia dos métodos, técnicas desenvolvidos durante os estágios, visto que o portfólio visa colocar o estudante como responsável por seu processo de aprendizagem a medida que lhe permite uma reflexão crítica sobre a prática, no sentido de captar seus avanços, suas resistências, suas dificuldades e possibilitar a tomada de decisão sobre o que fazer para superar os obstáculos.
Apresentando-se assim, o portfólio como um instrumento facilitador da reconstrução e reelaboração, por parte de cada estudante, do seu processo de aprendizagem ao longo de um período de ensino, sendo assim o portfólio uma estratégia que facilita a aprendizagem ao mesmo tempo em que permite a avaliação da mesma.
Através desta aproximação torna-se mais fácil concluir que, cabe a nós, futuros educadores, estimular os educandos de maneira que se descubram como seres criativos de si próprios e capazes de desenvolver seu eu sensível, emocional, criativo, enfim, artístico.
Os projetos de estágios aplicados e a seguir apresentados tiveram o intuito de exercitar a prática do ensino da arte indispensável aos acadêmicos do Curso de Licenciatura em Artes Visuais , na busca de experiências práticas, superação de desafios e métodos adequados que oportunizem aos educandos, ocasiões e atividades capazes de lhes permitir uma nova leitura sobre a realidade e ainda torna-los capazes de construir novas maneiras de sentir, ler e ver o mundo a sua volta, tendo em vista a importância fundamental da arte na formação dos sentidos humanos e da sua emoção estética.
Considerando ainda, ser objetivo do curso de Licenciatura em Artes Visuais da Unijuí a inserção de seus acadêmicos na vida social, cultural e educacional de sua comunidade e ao desenvolver atividades teórico-práticas começa à constituição de um profissional docente pesquisador em/de sua vivência educativa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário